
Quando os relógios marcaram meia-noite, anunciando o início do domingo 11 de dezembro de 1983, a cidade de Porto Alegre vivia um clima bem diferente do habitual. Ao invés do silêncio, das luzes apagadas e do clima ameno característico do Rio Grande do Sul, as ruas foram tomadas pela animação de milhares de pessoas concentradas em bares, restaurantes ou mesmo nas próprias casas, trajadas nas cores azul, preto e branco. Todas com os olhos fixos na televisão e em uma só atração: a decisão do Mundial Interclubes. Seja roendo as unhas, fazendo algum movimento tenso ou bebendo goles de chimarrão, a expectativa era a mesma: ver o Grêmio ser campeão mundial.
Em uma jogada que começou na zaga, o Grêmio chegou ao primeiro gol. Após um ataque do Hamburgo, o lateral-direito Paulo Roberto deu um chute para o alto. A bola caiu no meio com o lateral-esquerdo Paulo César, que ajeitou no peito e rapidamente encontrou Renato livre na direita. O ponta ajeitou a bola, encarou a marcação de Hieronymus, deixou o defensor tonto com três dribles e chutou cruzado. A bola passou em um espaço mínimo entre a trave esquerda e o goleiro Stein.
No segundo tempo, o jogo passou a ficar mais brigado. Os gremistas tentavam segurar o resultado, e os alemães pressionavam em busca do empate. Aos 40 minutos, no momento em que Renato era atendido com cãibras fora do campo, dando sinais de esgotamento físico, o Hamburgo chegou ao empate. Após cruzamento da esquerda e cabeçada para o meio da área, o lateral Shroeder marcou, levando o jogo para a prorrogação. O que poderia ter se tornado um desastre foi logo amenizado por Renato. Com três minutos da prorrogação, Caio cruzou da esquerda. Tarciso raspou de cabeça para o ponteiro gremista, que dominou, driblou o lateral Schröder e chutou de canhota, no canto esquerdo de Stein, que apenas ficou observando a bola entrar e a comemoração gremista pelo gol que garantiria o título mais importante da história do clube.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2 x 1 Hamburgo
GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De Léon, P.C. Magalhães; China, Osvaldo, P.C. Lima, Renato, Tarciso, Mário Sérgio
Técnico: Valdir Espinosa
HAMBURGO: Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schröder, Groh, Rolff, Hartwig, Magath, Hansen, Wuttke
Técnico: Ernst Happel
Gols: Renato, aos 37 minutos do 1º tempo; Schröder, aos 40 minutos do 2º tempo; Renato, aos 3 do 1º tempo da prorrogação
Cartões amarelos: Mazaropi, Caio, Renato e De León (GRE); Stein (HAM)
Estádio: Tóquio (JAP)
Data: 11/12/1983
Árbitro: Michel Vautrot (FRA)
Auxiliares: Toshikazu Sano (JAP), Shizuhasu Nakamichi (JAP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário