
Com a presença de vários atletas, técnicos e dirigentes, a festa reuniu os amantes do voleibol na capital paulista. A Superliga 08/09 terá um atrativo a mais: contará com 43 jogadores (15 no feminino e 28 no masculino) que estavam no exterior e retornaram ao Brasil.
SUPERLIGA MASCULINA - EQUIPES
ÁLVARES/VITÓRIA (ES)
Na temporada 06/07, a equipe capixaba estreou na Superliga e terminou na 13º colocação. Na edição 07/08 ficou em 12º lugar. A boa notícia é a permanência do meio Othon França, primeiro colocado nas estatísticas de bloqueio na temporada passada. Também seguem na equipe o levantador Everaldo, o meio-de-rede Rodrigo Mudo e o líbero Junior.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Denis, ponta (ex-Vôlei Futuro); e Sandro, oposto (estava no voleibol português)
BENTO VÔLEI (RS)
Campeão da Liga Nacional 2007, o Bento Vôlei participou das últimas dez edições da Superliga. No ano passado, o time ficou em 10º lugar.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Mauricio, levantador (ex-Álvares Vitória); Gabriel, oposto (ex-Santo André); Alex Lenz, ponta (ex-UCS); Juninho, meio (ex-Ulbra); e Zelão, meio (ex-Universo/Uptime).
CIMED/BRASIL TELECOM (SC)
Atual campeã da Superliga masculina, competição que venceu também em 05/06, a Cimed aposta na manutenção da base para manter o bom desempenho das últimas temporadas. Esta é a quarta participação da equipe, que tem dois títulos e uma medalha de prata. O levantador Bruno, os centrais Éder e Lucas e o ponteiro Thiago Alves, convocados recentemente para a seleção brasileira, seguem no grupo, assim como o experiente Kid.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Jamelão, oposto e maior pontuador da Superliga 07/08 (ex- Fátima/UCS/Multisul); Theo, oposto e segundo maior pontuador (ex-Santander/São Bernardo); Joel Perosa, levantador (estava no voleibol espanhol); e Aureliano, meio (veio de Portugal).
FÁTIMA/MEDQUÍMICA/UCS (RS)
Na temporada 07/08, a Fátima/Medquímica/UCS terminou a fase classificatória na nona colocação.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Gustavo Folle, meio (ex-Tigre/Unisul/Joinville), Silencio, meio (ex-Ulbra); Enoch, ponta (jogava na Itália); Evandro, levantador (veio de Portugal); e Rodrigo, oposto (estava no voleibol português).
GAC LOGISTICS/SANTO ANDRÉ (SP)
A temporada 08/09 marcará a décima participação do Santo André na Superliga masculina A equipe do ABC tem como melhor resultado o quinto lugar obtido na edição 01/02. No ano passado, a equipe terminou em 11o lugar e fez poucas mudanças na base para esta temporada. As principais referências permanecem sendo os experientes Orlando, ponteiro, e Celsinho, líbero.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Leandro, levantador (ex-São Caetano); Douglas, meio (ex-São Caetano), Túlio, ponta (ex-Vôlei Futuro).
LUPO/NÁUTICO/LET´S (SP)
De volta à Superliga após uma temporada de ausência, o Lupo Náutico retorna à competição empolgado pelo título da Liga Nacional 2008, conquistado em agosto. A principal arma da equipe comandada pelo técnico Romeu Beltramelli Filho é o entrosamento. A base é a mesma há quase dez anos e conta com o levantador Bressa, os opostos André e William, o líbero Aimar e o central Balu.
SADA/BETIM (MG)
Disputando a Superliga masculina pela terceira vez, a Sada Betim foi eliminada das duas últimas edições da competição nas quartas-de-final.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Leandrão, oposto de 2,05m (estava atuando no Japão); Giovanni, meio (jogava no voleibol espanhol); Sandro, levantador (ex-Tigre/Unisul/Joinville); Douglas Cordeiro, meio (ex-Ulbra); Murilo Radke, levantador (seleção brasileira juvenil); e Koepp, ponta (seleção brasileira juvenil).
SANTANDER/SÃO BERNARDO (SP)
O Santander/São Bernardo repatriou um medalhista olímpico de pes o líbero Sérgio Escadinha - campeão olímpico em Atenas/2004 e medalhista de prata em Pequim/2008.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Sérgio Escadinha, líbero (ex-Piacenza, da Itália); Marlon, levantador (estava fora do Brasil); Bob, oposto (estava no voleibol japonês); Luizinho, levantador (ex-Sada Betim); Acácio, meio (ex-Sada Betim); e Filipe, ponta (ex-Ulbra).
TIGRE/UNISUL/JOINVILLE (SC)
Semifinalista da edição 07/08 da Superliga, a Tigre/Unisul/Joinville manteve os ponteiros Digão e o cubano Roca, além do central Gustavão, de 2,12m.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Anderson, oposto campeão olímpico em 2004 e medalha de prata em 2008 (ex-Ulbra); Marcelinho, levantador campeão mundial em 2006 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos em Pequim (estava na Grécia); Jotinha, levantador (ex-Sada Betim); João Paulo, ponta (ex-Santander); Deivid, meio (ex-Minas); e Vini, meio (que estava no voleibol espanhol).
ULBRA SUZANO MASSAGEOL (SP)
Tricampeã da Superliga (97/98, 98/99 e 02/03), a Ulbra Suzano Massageol (SP) reformulou a equipe para a temporada 08/09. Permanecem o levantador Vinhedo, o líbero Jeffe e o oposto Kaio.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Samuel, oposto (estava no voleibol russo); Roberto Minuzzi, ponta (ex-Panathinaikos, da Grécia); Jardel, meio (ex-Minas); Alberto, meio (ex-Minas); e Rodrigo, levantador (ex-Tigre/Unisul/Joinville).
VIVO/MINAS (MG)
Único tetracampeão da Superliga masculina, o Vivo/Minas (MG) tem como remanescentes da última temporada os ponteiros Ezinho e Mauricio, os levantadores Rafinha e Dani, que foi convocado para a seleção brasileira na última Copa América, e o líbero Serginho,
PRINCIPAIS REFORÇOS: André Nascimento, oposto (ex-Modena, da Itália); André Heller, meio (ex-Modena, da Itália); Henrique, meio (de volta ao clube onde foi tricampeão da Superliga); Tiago Barth, meio (campeão mundial juvenil em 2007); Fábio, oposto (ex-Sada Betim).
VÔLEI FUTURO (SP)
Na estréia do Vôlei Futuro na Superliga, em 06/07, ficou em nono lugar. Na temporada passada se classificou para os playoffs e terminou na sétima colocação. Permanecem na equipe o ponteiro Leo Dall’Agnol, o líbero Daniel Rossi e o levantador Fidele, campeão mundial juvenil em 2007.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Thiago Gelinski, levantador (campeão mundial juvenil em 2007); Wallace, oposto (campeão mundial juvenil em 2007); Júnior, meio (campeão mundial juvenil em 2007); Marcelão, meio (ex-Álvares Vitória); Clint, ponta (ex-Tigre/Unisul); e Alemão, oposto.
SUPERLIGA FEMININA - EQUIPES
BRASIL TELECOM (SC)
Na temporada 07/08, já sob o comando de Mauricio Thomas, o Brasil Telecom, de Brusque (SC), fez sua melhor campanha na Superliga feminina, terminando na quarta colocação.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Elisangela, oposto (ex-Finasa/Osasco); Marcelinha, líbero (ex-Finasa/Osasco); Fabíola, levantadora (ex-Minas); Natália e Juciely, meios-de-rede (ambas ex-Minas); Joyce, ponta (ex-São Caetano) e Camila Adão, levantadora (ex Rexona-Ades).
CATIVA/POMERODE (SC)
A Cativa/Pomerode garantiu o direito de fazer a sua estréia na Superliga 08/09 ao chegar à decisão da Liga Nacional 2008. É o segundo representante do estado de Santa Catarina.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Marina Daloca, meio-de-rede (ex-Minas); Danúbia Wessler, ponta (ex-Vôlei Futuro); Estela, levantadora, (ex-Pinheiros); Tica, líbero, (ex-Banespa); Izabela, meio-de-rede (ex-Vôlei Futuro) e Adriana Matte, meio-de-rede, com passagem pelas seleções brasileiras de base e também pelo Projeto Renovação do Vôlei de Praia da CBV.
FINASA/OSASCO (SP)
Tricampeão da Superliga (02/03, 03/04 e 04/05) e atual vice, o Finasa/Osasco (SP) é o time com maior número de campeãs olímpicas na competiçã quatro – as remanescentes Paula Pequeno (ponteira) e Carol Albuquerque (levantadora), além das contratadas Thaisa (meio-de-rede) e Sassá (ponteira), ambas vindas do Rexona-Ades. O técnico Luizomar de Moura ainda contará com jovens revelações, como a levantadora Ana Tiemi, a meio-de-rede Adenízia e a ponteira Natália, que permanecem no grupo.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Sassá, ponta (ex-Rexona-Ades); Thaisa (ex-Rexona-Ades); Lia, oposto (ex-Brasil Telecom); Bárbara, meio-de-rede (ex-São Caetano); e Camila Brait, líbero (ex-São Caetano).
MACKENZIE/CIA. DO TERNO (MG)
Medalha de bronze no I Campeonato Brasileiro de Clubes, em 1976, o Mackenzie Esporte Clube (MG) disputa pela segunda vez a Superliga. Nesta temporada, o time conquistou o Campeonato Mineiro e participou do Carioca defendendo o Botafogo. O maior destaque da equipe é a oposto Bia. A carioca – melhor atacante da Superliga 02/03 - depois de duas temporadas no exterior (Turquia e Espanha). A cubana Indira Mestre permanece no grupo. O time ficou em nono lugar na edição 07/08.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Bia, oposto (estava fora do Brasil); Ana Maria, levantadora (ex-Vôlei Futuro); Flávia Assis, meio-de-rede (ex-Pinheiros); e Marci, oposto (ex-Vôlei Futuro).
MEDLEY/BANESPA (SP)
Esta será a segunda participação do time paulista na história da Superliga. A meio-de-rede Paula Barros – campeã mundial juvenil em 2001 - e a ponteira Neneca continuam na equipe.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Ciça, oposto, (ex-Minas); Renata Maggioni, meio-de-rede (ex-São Caetano); Ingrid, ponta (ex-São Caetano).
MINAS TÊNIS CLUBE (MG)
Campeão na temporada 01/02 e vice em três oportunidades (99/00, 02/03 e 03/04), o Minas Tênis Clube (MG) participou de todas as edições da Superliga. A equipe mineira aposta nas jovens promessas: as ponteiras Ivna e Priscila Daroit, que permanecem no elenco e recentemente integraram as seleções de base do Brasil.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Dani Fagundes, levantadora (ex-Pinheiros/Mackenzie) e Verê, líbero (ex-Brasil Telecom).
PINHEIROS/MACKENZIE (SP)
O Pinheiros/Mackenzie (SP) é uma das equipes mais tradicionais do país e participou de todas as 14 edições da Superliga. Para esta temporada, o time seguirá contando com as experientes Arlene (líbero) e Ângela Morais (meio-de-rede), além da jovem ponteira Thais, mas reformulou o resto da equipe.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Fabi Berto, levantadora (ex-Brasil Telecom-SC); Fernanda Garay, ponta (ex-Minas); e Tandara, oposto e campeã mundial juvenil em 2007 (ex-Finasa/Osasco).
PRAIA CLUBE/FUTEL (MG)
Campeão da Liga Nacional 2008, o Praia Clube/Futel é o terceiro representante de Minas Gerais na Superliga 08/09. O time de Uberlândia é tradicional na revelação de talentos para as seleções de base do Brasil.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Juliana Gomes, ponta (ex-Pinheiros); e Andréia Fú, oposto (estava fora do Brasil nas últimas cinco temporadas).
REXONA-ADES (RJ)
Pentacampeão da Superliga feminina, o Rexona-Ades (RJ) manteve em seu elenco a meio-de-rede Fabiana e a líbero Fabi, ambas campeãs olímpicas em Pequim, a levantadora Dani Lins, e as ponteiras Regiane, Amanda, Michelle e Monique.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Joycinha, oposto (ex-Pinheiros); Carol Gattaz, meio-de-rede (estava no voleibol italiano); Érika, ponta (ex-Brasil Telecom); e Betina, levantadora (ex-Brasil Telecom).
SÃO CAETANO/BLAUSIEGEL (SP)
Reforçado pelas campeãs olímpicas Fofão (levantadora), Mari (ponteira) e Sheilla (oposto), o São Caetano/Blausiegel (SP) entra com força na Superliga feminina 08/09.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Thais, ponta (ex Minas); Suelen, líbero (ex-Vôlei Futuro); Edna, meio (ex-Brasil Telecom); e Andréia Sforzin, meio (ex-Finasa/Osasco).
SPORT/MAURÍCIO DE NASSAU (PE)
Pela segunda temporada, o time de Pernambuco é o representante do Nordeste na Superliga, e manteve a mesma base de 07/08. A ponteira Juliana Pilão, as opostos Milca e Letícia e a meio-de-rede Paula permanecem no grupo.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Marcelinha, levantadora (estava na Espanha); Andréia, a Pretinha, líbero (ex-FBV/PE); Sonyelle, meio (estava no voleibol espanhol).
VÔLEI FUTURO (SP)
Esta é a terceira vez que o Vôlei Futuro, de Araçatuba, disputará a Superliga. Na temporada passada, a equipe chegou às quartas-de-final, mas foi eliminado pelo campeão Rexona-Ades. A oposto Gisele, a meio-de-rede Juliana Saracuza (campeão mundial juvenil em 2001) e a ponteira Jaque foram mantidas no elenco.
PRINCIPAIS REFORÇOS: Estefânia, ponta (estava fora do Brasil); Fernanda Gritzbach, meio (ex-São Caetano).
O torneio terá como nos anos anteriores transmissão do Sportv.
CRÉDITO REPORTAGEM http://www.cbv.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário